Aqui Notícias

Jornal Folha do Caparaó

Política

15.08.2012

 

Pesquisa eleitoral mostra empate técnico em Anchieta

Leandro Moreira

 

A população de Anchieta está dividida diante dos dois nomes colocados nas eleições deste ano para conduzir o futuro do município. Pelo menos, foi o que diagnosticou o Instituto de Pesquisas e Estatísticas do Espírito Santo Ltda ME (Ipeses), por encomenda do grupo Folha do Caparaó. Os números mostram um empate técnico, na estimulada, entre Marquinhos (PTB) e Renato Lorencini (PSB), considerando que a margem de erro é de 5%.

 


Na apresentação dos candidatos, aos 367 entrevistados, 38,8% disseram que votariam em Marquinhos, caso as eleições fossem hoje. Renato Lorencini tem a preferência de 34,6% dos participantes da pesquisa.

 

Ainda na estimulada, 12% dos entrevistados afirmaram estar indecisos diante do quadro; 11,4% não souberam responder e/ou não responderam (NS/NR) e 3,2% pretendem votar branco ou nulo.

 

 

 

 

 

 


Diferença aumenta

Já na espontânea, a diferença aumenta, deixando o cenário favorável para o candidato da oposição Marquinhos, já que o socialista Lorencini é o nome apoiado pelo atual prefeito Edival Petri (PSDB).

 


O petebista desponta com 37,5%, enquanto Renato fica com 29,5%, após os entrevistados serem interrogados sobre o voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos a prefeito. Os que não responderam ficaram na margem de 33%.

 

Renato tem a maior rejeição

Apesar do empate técnico na estimulada, o candidato governista apresenta a maior rejeição. A pesquisa trouxe que 19,4% dos entrevistados não votam de jeito nenhum em Renato Lorencini, que foi secretário municipal de Infraestrutura do atual governo.

 


Marquinhos tem a rejeição de 13,6%. A pesquisa diagnosticou que 43,9% não rejeitam nenhum dos dois, o que abre espaço para a conquista de votos para ambos; 18,1% não responderam e 5,1% asseguraram que não votam em nenhum dos dois.

 

Governo estadual é aprovado e Casagrande influencia no voto

Os entrevistados da pesquisa do Ipeses feita em Anchieta aprovaram a condução do governo do Estado e também a imagem do governador Renato Casagrande (PSB). Consequentemente, o socialista tem influência na decisão de voto dos eleitores do município.

 


De acordo com o resultado do levantamento, 72,9% consideraram a administração estadual boa (67%) ou ótima (5,9%). Já a soma entre ‘ruim’ e ‘péssimo’ atingiu a marca de 19,4%; 7,7% não souberam responder.

 

Diante da avaliação do governador, 72,1% aprovaram a imagem de Casagrande; 18,1% reprovaram e 9,8% não responderam. Diante dos números positivos, 47,9% afirmaram votar em candidato apoiado pelo chefe do executivo estadual; 29,3% não se influenciam pelo apoio dele e 22,9% não responderam.

 

Hartung tem mais influência

Dentre as lideranças estaduais, o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) tem ainda mais influência do que o atual gestor estadual na hora do eleitor decidir o voto em Anchieta, conforme o levantamento da empresa Ipeses.

 


Os números apontam que 51,6% dos 367 entrevistados votariam no candidato apoiado pelo ex-governador Hartung. Já 25,8% responderam que não se influenciam pelo apoio e 22,6% não souberam.

 

Registro

O Instituto de Pesquisas e Estatísticas do Espírito Santo LTDA ME (Ipeses) encaminhou à Justiça Eleitoral os dados referentes à pesquisa das eleições municipais 2012 de Anchieta, protocolizada sob o nº ES-00033/2012, contratada pelo Grupo Folha do Caparaó de Comunicação e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 08/08/2012.

 

Metodologia

A pesquisa usou metodologia quantitativa não probabilística, ouvindo eleitores com idade igual e superior a 16 anos na sede, distritos e localidades rurais do município. Foram coletadas informações junto a 367 eleitores no último dia 09. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

 

 

Auto da Paixão em Mimoso

Cultura

Auto da Paixão em Mimoso

PM faz novas apreensões

Segurança

PM faz novas apreensões

Eles estão chegando

Cultura

Eles estão chegando

EDP vai doar kits escolares

Educação

EDP vai doar kits escolares

Mirante Extreme reúne pilotos

Esportes

Mirante Extreme reúne pilotos

Edição 877

Edição 1053

Especial de Natal

Enquete Folha Caparaó

Você acredita que a maneira de fazer política no Brasil vai mudar depois dos protestos ?

© 2013 Aqui ES - Jornal Folha do Caparaó. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.